Pessoas de produto precisam mesmo entender de Estratégia e Negócios?

Paulo Floriano
3 min readFeb 20, 2023

--

Alguns livros que usamos como referência no LAB (Foto capturada pelo autor)

Este artigo faz parte da introdução do e-book “Estratégia e Negócios para Produtos Digitais”, disponível gratuitamente para download (clique aqui).

O conteúdo do e-book é um resumo do conteúdo que você encontra no LAB — programa de capacitação para pessoas de produto que querem conectar seu trabalho com a estratégia e o negócio de onde atuam.

Entre no site do programa pra entender no detalhe a nossa abordagem, metodologia e conteúdo. A próxima turma inicia dia 27/02/23 — restam poucas vagas.

Saiba mais sobre o LAB e inscreva-se »

Já vi muita gente que trabalha em produto, design, pesquisa, etc. entrar e sair de empresas durante grande parte da carreira sem saber como elas ganham dinheiro para se sustentar. Já ouvi também gente da área dizendo que, se existe um fundo de investimento por trás, como a empresa ganha dinheiro não deveria ser uma preocupação.

Estamos passando por um momento crítico no mercado de tecnologia nos últimos meses com cortes em massa de pessoas — que infelizmente têm afetado de maneira relevante times que trabalham em produtos e serviços digitais.

Nesse sentido, entender a fundo a dinâmica de funcionamento dos lugares em que estamos trabalhando — que antes era diferencial pra nossa profissão — se tornou essencial.

Mais do que isso, se tornou mecanismo mais importante que nos permite e habilita a fazer contribuições minimamente relevantes para os resultados do lugar onde trabalhamos.

Ao contrário do que muita gente pensa — e evangeliza — , nós não precisamos compreender a estratégia e entender de negócios porque em algum momento vamos todos estar em uma mesa com diretores, c-level e investidores pra discutir que rumo ela tomará nos próximos anos. Nem porque vamos entrar numa competição de conhecimento de negócios com alguém de finanças ou operações.

Precisamos compreender a estratégia simplesmente pra fazer melhor o nosso próprio trabalho.

Entender como as coisas funcionam — e porque são da maneira como são — nos dá mais clareza sobre qual o nosso papel dentro desse contexto mais amplo e também uma noção muito mais precisa do que precisamos entregar e de quais são os nossos limites.

Esse entendimento também nos coloca em uma posição favorável para identificar oportunidades e levantar apostas com um potencial de argumentação muito mais forte — talvez “quase impossível” de refutar. Nós entendemos muito bem as dores de clientes e usuários e sabemos quais são as oportunidades com maior potencial por esse ponto de vista.

E por último, quando o nosso trabalho passa a contribuir de maneira frequente e amplamente visível para os resultados da empresa, podemos nos permitir a dar saltos ainda maiores — influenciando e mesmo decidindo quais caminhos a empresa deve percorrer no futuro.

Entender de negócios potencializa — e não invalida — o que fazemos e o que construímos como carreira até aqui.

O maior impacto que podemos criar como profissionais é fazendo o que sabemos fazer de melhor — e não apagar tudo o que construímos para atuar num mundo que não é o nosso.

--

--