Liderar é difícil pacas.

Paulo Floriano
2 min readNov 23, 2023

--

Bom, pelo menos pra mim, sempre foi. Principalmente durante os primeiros anos, enquanto ainda estava tentando descobrir meu caminho.

Algumas coisas sempre foram bastante desafiadoras pra mim — e sei que são também pra muitas lideranças que estão por aí batalhando pra encontrar seu caminho e criar valor para seus times e suas empresas — , como por exemplo:

Inexistência de uma definição única

Não existe uma definição única sobre liderança. Se você perguntar para 5 pessoas o que significa ser uma boa liderança, provavelmente vai ter 5 respostas diferentes. Isso acontece na literatura sobre o tema também.

Variabilidade e subjetividade de expectativas

Muitas vezes como é difícil prever outcomes (e impacto), as descrições de cargo são genéricas ou subjetivas, dando pouco ou nenhum direcionamento sobre o que se espera de alguém no papel de líder.

Comparabilidade

Se não há consenso sobre o que nos torna boas lideranças, como as empresas avaliam o seu desempenho? Como comparar dois líderes?

Imprevisibilidade

Se estamos prestando atenção às pessoas e dispostos a ouvir, vamos entender que é difícil aplicar regras e receitas prontas às situações que se apresentam. Entender as causas a partir de uma perspectiva mais abrangente, considerando a história e a individualidade de cada pessoa é essencial no processo da maioria das decisões que precisamos tomar.

Teorias, métodos, conceitos

A literatura sobre esse assunto, pra mim, sempre foi pautada por princípios com os quais nunca consegui me identificar, como: militarismo, paternalismo, centralidade do líder, etc. Falo sobre isso em outro texto (o link está nos comentários).

Esse foi o nosso ponto de partida quando definimos este assunto como um dos pilares para o nosso trabalho aqui na Produtos para Humanos. E daí derivaram (até agora) um e-book, materiais de suporte a líderes (guia e diário) e um Curso com conceitos e ferramentas criadas por nós para ajudar líderes de produto e design a (re)encontrar seu caminho, trabalhar com mais confiança e potencial de criar resultados para pessoas e negócios.

O que torna o nosso trabalho diferente é que nós não falamos (nem de longe) sobre as maravilhas que a cadeira de líder proporciona — muito menos damos receita mágica para acelerar a promoção de quem deseja ser líder.

Muito pelo contrário — a gente parte do princípio de que liderar é difícil — principalmente porque antes de qualquer coisa, precisamos entender qual o tamanho da nossa responsabilidade nesse papel. Com o time, com a empresa e quem mais afetamos quando tomamos decisões.

Responsabilidade é o princípio básico de todos os conceitos e ferramentas que discutimos no curso.

Se você entende que responsabilidade está na essência do papel de líder, te convido pra fazer o nosso curso — a próxima turma inicia em 27/11. São 4 encontros com instrutores que foram escolhidos com muito carinho.

Saiba mais e inscreva-se »

Obs: A inscrição está com desconto, mas se você não tiver condições financeiras de arcar com o valor, entre em contato comigo por mensagem ou pelos canais da Produtos para Humanos. Sempre estamos ouvindo e tentando viabilizar na medida do que conseguimos.

--

--